Av. Nossa Senhora Aparecida, 2038, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus BA, Brasil CEP: 45655-506; 55 73 3632 3031; CNPJ: 04293272/0001-88; I.E.: 55657534NO

1/11

 

 

Localizada no corredor central da Mata Atlântica do sul da Bahia, a Cooperativa CABRUCA é representada por 28 produtores comprometidos com a valorização da produção orgânica e agroflorestal associada à conservação da Mata Atlântica.

 

 

Com sede no município de Ilhéus, centro da região cacaueira da Bahia, o principal produto da CABRUCA hoje é o cacau certificado cultivado sob à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica no tradicional sistema agroflorestal chamado «cabruca». 

 

 

Além da produção do cacau certificado de qualidade, a CABRUCA incentiva a diversificação dos sistemas agroflorestais através do cultivo de palmeiras como açaí e pupunha; especiarias como pimenta-do-reino, pimenta jamaica, noz moscada, cravo , canela, guaraná e baunilha; e frutíferas como o cupuaçu, açaí, graviola, goiaba, banana, laranja, mangosteen  entre outras.

 

Todos os produtores e produtos orgânicos e biodinâmicos da CABRUCA são certificados pelo IBD – Certificações (www.ibd.com.br) através de uma vistoria anual e regular, seguindo as exigências dos mercados brasileiro, europeu (EU) e norte-americano (NOP);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde estamos e quem somos

Nº de Cooperados: 28

Nº de propriedades: 33

 

Municipios: Ilhéus, Una, Uruçuca, Itacaré, Buerarema, Barro Preto, Almadina e Pau Brasil.

 

Identidade Agrícola:

Área produtiva: 969,779 ha

 

Produto Principal: cacau em amêndoas

 

Outros produtos: cultivo de palmeiras como açaí e pupunha; especiarias como pimenta-do-reino, pimenta jamaica, noz moscada, cravo , canela, guaraná e baunilha; e frutíferas como o cupuaçu, açaí, graviola, goiaba, banana, laranja, mangosteen  entre outras.

 

Identidade Ambiental:

 

Área de reserva legal: 474 ha

RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nacional): 113,95 ha de remanescentes de Mata Atlântica protegidos em 2 propriedades.

 

Conservação de recursos hídricos: são encontradas 84 nascentes protegidas fundamentais para sobrevivência de 9 principais rios municipais. 

 

Identidade social:

 

Nº de famílias: 76 famílias

Nº de crianças: 70 crianças

Nº de funcionários: 87 funcionários com todos direitos trabalhistas garantidos.

Nº de parceiros: 32 funcionários em regime de parceria.

 

 Nosso mercado alvo:

A CABRUCA procura parceiros que valorizem: 

  • origem;

  • história de cultivo;

  • qualidade;

  • rastreabilidade certificada;

  • trasparência nos negócios;

 

Para fugir do mercado especulativo das commodities, a CABRUCA aposta em vendas diretas, construindo relações comerciais cada vez mais estreitas e transparentes, envolvendo o máximo possível toda cadeia produtiva.